Old
Aprendiz canta Feliz Ano Novo em sua procura de Papai Noel
Fernanda Araújo, especial para Panis & Circus
Último episódio da série Aprendiz de Maestro de 2017, o espetáculo João e Maria à Procura do Papai Noel começou ao som de Stille Nacht – peça escrita pelo padre Joseph Mohr, com melodia do amigo Franz Xaver Gruber, ouvida pela primeira vez na Missa do Galo celebrada em 1818, na aldeia de Oberndorf (Áustria). A música, conhecida em português como Noite Feliz deu o tom de ternura e acolhimento ao público familiar presente na manhã do dia 16 de dezembro, na Sala São Paulo.
Embalados pelo clássico natalino, uma bruxa e seus ajudantes (bailarinos da Cia. Dans La Danse) organizavam o cenário: empurram um baú vermelho com estrela para a lateral do palco e trouxeram um cabideiro verde no qual penduraram dois bonés brancos.
O maestro João Maurício Galindo avisa ao público que a história de João e Maria ganharia uma nova versão, com a saga de dois irmãos passarinhos que encaravam os malefícios de um inverno rigoroso. Os pais temiam que, além da falta de comida, os filhos poderiam virar ceia de Natal das feras. Assustados, os pássaros levaram os filhotes para o centro da floresta. Os pequenos, porém, marcaram o caminho com casquinhas de ovos e seguiram a trilha de volta ao ninho.
Com recurso típico da palhaçaria, os atores Gustavo Haddad e Luciana Ramanzini interpretaram papeis de adultos e filhotes mudando apenas o tom de voz, os trejeitos e os acessórios (os bonés, no caso dos personagens infantis). O figurino de Maria e João era simples, ficando o destaque por conta da brilhante atuação de ambos.
Levados para a floresta, novamente, os passarinhos ficam desolados. Na esperança de comida e alguns presentinhos, os filhotes deixaram um pé de meia (um criativo pé de bota com três dedinhos de passarinho) para o Papai Noel. Enquanto isso, ao som de uma valsa, eles preparam um boneco de neve.
Mas, o Bom Velhinho não vem e os irmãos choram ao som da música “Anoiteceu”, na voz de Sheila Negro, que celebrou 10 anos de participação na série Aprendiz de Maestro (leia mais abaixo).
Ofendida com o sumiço de Noel, Maria dá um chega prá lá no maestro, e vira regente da orquestra que se põe a seguir os comandos bizarros da passarinha. Diz que vai investir na Páscoa e pede para Galindo mandar um WhatsApp para o coelho. Risos na plateia.
Uma uva-passa gigante é encontrada em meio a agitação. O maestro disse que essa pode ser a primeira pista para encontrar Papai Noel.
“Uma pista do reino vegetal”, diz João Maurício Galindo aproveitando a deixa para contar a história do pinheirinho. “Quando o menino Jesus nasceu, cada um contribuiu com uma coisa: a grama ajudou com a cama fofinha, a jabuticabeira deu um suco gostoso e a oliveira fez um óleo para passar no corpo. Só o pinheiro não deu presente, mas um anjo percebeu a tristeza da árvore e resolveu chamar os flocos de neve e as estrelas para decorar seus galhos e, assim, alegrar o menino que acabara de nascer”.
Logo depois, uma estrela surge no palco e os irmãos acreditam ser a pista do reino vegetal. A bruxa entra em cena com seus assistentes e três anjinhas (Beatriz Dias Marin, Ana Clara Chaves Magalhães e Maria Clara Hannuch Bádue) que trazem as peças principais do presépio (João, Maria e o menino Jesus). “Será que a vaquinha comeu o Papai Noel”, se desespera Maria.
O maestro lembra que o conceito de presépio foi criado por São Francisco de Assis, por volta de 1.800. Falando em São Francisco, protetor dos animais, eis que uma rena entra voado e com ela a sugestão de uma terceira pista, agora do reino animal.
No meio da plateia, os irmãos correm atrás da rena (um boneco de vara manipulado por um bailarino) e quando chegam ao palco encontram uma porção de doces gigantes que fazem remissão à casa da bruxa – de certo, a danada que roubou Noel, supõem!
Maria, mais uma vez, destitui o maestro e convoca a Sinfonieta Tucca Fortíssima e o Coro Juvenil da Osesp para uma passeata. O objetivo é invadir a casa da bruxa e libertar o Papai Noel.
Ao som de “We Wish You a Merry Christmas”, de Celtic Woman, a bruxa demonstra bondade ao levar Papai Noel às crianças. No fim, os filhotes ganham o presente mais precioso de todos: verdadeiros amigos.
A festança termina com “Bate o Sino” e os votos de boas festas, paz, amor e alegria.
Sheila Negro celebra 10 anos de Aprendiz de Maestro
O sucesso do concerto didático deve-se, também, à função designada por Sheila Negro (31 anos), a cantora que dá voz às músicas regidas pelo maestro João Maurício Galindo. Linda e simpática, Sheila passeia com desenvoltura pelo palco, agrega dramaturgia às cenas e canta em português – humanizando as faixas operísticas de letras incompreensíveis.
A cantora teve muitos motivos para comemorar naquela manhã de 16 de dezembro. Além de celebrar 10 anos de Aprendiz de Maestro, Sheila é casada com Natan Bádue, assistente do maestro, e dividiu o palco pela primeira vez com a filha Maria Clara Hannuch Bádue (8 anos), uma das anjinhas.
Sheila começou a estudar violino com 4 anos. Filha de uma médica com um administrador de empresas, a menina e a irmã eram levadas constantemente à concertos no Theatro Municipal. Mais tarde, fez balé e teatro. Na faculdade, optou por estudar canto, unindo música e poesia, inspirada no gosto pela música popular brasileira. A convite do Mauro Wrona, diretor de A Flauta Mágica, participou do episódio interpretando Papaguena e a segunda dama.
Na faculdade, conheceu Natan, colega do curso de regência, e juntos passaram a comandar um coral que se transformou na empresa “Acontece – Arte e Cultura” que opera com as funções educacional e artística. Assim, entre um trabalho e outro, o parceiro virou amigo, namorado e marido. De tanto acompanhar a esposa no Aprendiz, Natan foi convidado para trabalhar como pianista eventual na série e tornou-se assiste do maestro João Maurício Galindo. Atualmente, Natal é fixo do programa; e Sheila, a eventual.
Sobre a presença da filha no palco, ela não esconde o encanto. “Como é emocionante dividir o palco com minha filha, pelo mérito dela. Maria Clara foi para a escola da Gisele Bellot justamente por acompanharmos o trabalho dela no Aprendiz e vermos sua referência artística e pedagógica. Então, surgiu o convite de Gisele para fazer um anjinho e Maria Clara topou. No palco, eu fiquei ali olhando e ela saiu muito feliz, com um brilho no olhar!”, disse Sheila.
Ficha Técnica –
João e Maria à procura do Papai Noel
Realização: TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer
Texto e direção: Paulo Rogério Lopes
Direção musical e regência: maestro João Maurício Galindo
Direção de produção: Angela Dória
Produção executiva e arregimentação: Bruna Veratti
Assistente de direção e figurinista: Suzana Rebelo
Assistente musical e arranjos: Natan Bádue
Elenco: Gustavo Haddad, Luciana Ramanzini, bailarinos da Cia. Dans La Danse, Coro Juvenil da OSESP e Sinfonieta TUCCA Fortíssima
Novos episódios – programação da série Aprendiz de Maestro para 2018
10 de março – Viagem ao Centro da Terra
7 de abril – Com a Boca no Trombone
5 de maio – Na Trilha
16 de junho – Sertaneja!
4 de agosto – Salada Russa
6 de outubro – Halloween
10 de novembro – Bate Coração
15 de dezembro – O Quebra Nozes
Gostou? Então seja um assinante da série e contribua com a Tucca – Música pela Cura 2018: (11) 3244-1051, ingressos@tucca.org.br