Arte em Movimento
‘”Dois” é um belo espetáculo”
Lu Menin, especial para Panis & Circus*
Em Recife, entre 4 e 13 de novembro de 2016, aconteceu a 12ª edição do Festival de Circo do Brasil.
Nos dias 12 e 13, o Teatro Santa Isabel, construído em 1850 e que mais parecia uma caixa de joias, recebeu o espetáculo “Dois”, dos irmãos Luis e Pedro Sartori do Vale.
“Dois” pesquisa temas como cumplicidade, fraternidade, intimidade e rivalidade, explora a profunda simbologia de um interesse em comum: o arco e flecha.
Inspirados por contos clássicos, performance e experiências pessoais, Luis e Pedro combinam circo, teatro visual e arco e flecha, criando interpretações sutis, bem-humoradas, inteligentes e poéticas da relação entre irmãos. Em suas próprias palavras: “trabalhamos com noções de risco, surpresa, fragilidade, precisão e concentração, criando cenas que transitam do cômico ao trágico, da poesia à virtuose”.
Além de família, memórias e experiências em comum, Luis e Pedro também compartilham os mesmos interesses, hobbies e profissão. Dois artistas, dois irmãos, juntos no mesmo palco pela primeira vez.
Um processo de luxo resultou em um espetáculo de refinado em seu conteúdo visual. Tem densidade e ousadia. Desperta sensações, fala e vive isso!
Eis como Luis e Pedro definem “Dois”:
“Pelo fato de sermos irmãos, a nossa principal característica em comum é a de compartilharmos a mesma família, a mesma origem e a mesma criação. Durante o espetáculo fazemos uma referência aos nossos pais, usando linhas, de forma simbólica e estética. Às vezes desenhos, às vezes fios, às vezes iluminação.
Nossos pais são artistas visuais e utilizam linhas como forma e meio de expressão: nosso pai, Mario Vale, é ilustrador e cartunista, e usa linhas para criar cartuns poéticos e minimalistas, normalmente humorísticos e com fortes mensagens.
Nossa mãe, Mônica Sartori, é artista plástica e trabalha com linhas abstratas e gestuais, explorando composição e formas de capturar e expressar diferentes sensações.
Desde a infância fomos criados “entre linhas”, e o trabalho de nossos pais se tornou uma forte influência em nosso próprio trabalho.” Clique aqui para ler mais sobre os irmãos Sartori.
Quem são os Dois
Eles são os irmãos Luis, 34 anos e Pedro, 30. Mineiros de Belo Horizonte.
Luís atualmente vive em Helsinque, Finlândia.
Após se formar em cinema de animação pela Escola de Belas Artes da UFMG, e em artes do circo pela Spasso Escola Popular de Circo, Luis se forma pela École Supérieure des Arts du Cirque (ESAC, Bélgica), em 2008, especializando-se em malabarismo e acrobacia.
Além de seus próprios projetos e colaborações com outros artistas, Luis já trabalhou com diferentes diretores de circo e de dança, tais como Rolf Alme, Liisa Risu e Reynaldo Ramperssad, e com companhias como Archaos (França), Les 7 Doigts de la Main (Canadá), BabaFish (Bélgica) e Hurjaruuth (Finlândia).
Em 2012, cria com mais um artista a companhia finlandesa NUUA, e com ela é um dos cinco contemplados pelo projeto internacional Circus Next (Jeunes Talents du Cirque).
Luis já se apresentou em 20 países em todo o mundo. Além de trabalhar como artista de espetáculos, desenvolve também trabalhos em artes visuais, como ilustrador e animador.
Pedro começa o estudo das artes do circo com 14 anos. Forma-se na Spasso Escola Popular de Circo, em 2005, e por um ano e meio estuda Design de Produtos na Universidade Fumec.
Em 2008 se muda para Bruxelas, Bélgica, onde continua seus estudos de circo pela ESAC – École Supérieure des Arts du Cirque, formando-se em 2011.
Especializado em mastro chinês e acrobacia, Pedro trabalha em diversos projetos, espetáculos, festivais e companhias, internacionalmente, dentre elas a companhia “Feria Musica” (Bélgica); “Coletivo Na Esquina” (Brasil); Cabaré “Palais in Park” (Alemanha); “Palazzo” (Áustria); “Cirque Farouche, Zanzibar” (França) e atualmente em criação com “Dois” (Brasil/ Finlândia).
Artistas múltiplos, filhos de artistas visuais, esses “Dois” criaram um belíssimo trabalho no espaço de um ano. Os encontros se deram em várias partes do mundo e fizeram a última imersão de três semanas em um teatro na Bélgica. Eles concluíram o processo de criação do espetáculo com o apoio do governo belga.
Os meninos Sartori do Vale marcam por onde passam, pelo talento, sensibilidade e maestria. Vida longa, “Dois”!
*Lu Menin é uma das sócias do Circo Zanni e integrante do Circo Amarillo
Postagem – Alyne Abuquerque