Picadeiro
Empresário de Cebolinha, Cascão e Franjinha
Com Mauro Sousa à frente, espetáculos da Turma da Mônica viajam pelo Brasil e levam o circo no enredo
Mauro Sousa tem 26 anos e dirige o departamento de espetáculos com os personagens criados pelo pai, Mauricio de Sousa, há três anos, o EntreteniMônica, que inclui a produção de espetáculos com o selo Mauricio de Sousa AO VIVO, da Mauricio de Sousa Produções. Em breve o escritório se tornará uma empresa independente, conta Mauro. Um dos produtos culturais de destaque é o espetáculo “Turma da Mônica no Mundo do Circo”, em parceria com o Circo dos Sonhos, que tem sede no bairro da Pompeia, na capital paulista, é administrado pela circense Rosana Jardim e leva a assinatura dela na direção geral e artística.
Em a “Turma da Mônica no Mundo do Circo”, Mauro dirige os personagens das histórias em quadrinhos, que ganham vida no teatro musical, e Rosana dirige os números circenses. O show viaja com duas lonas itinerantes – uma vermelha, no Rio, e outra lilás, em São Paulo – e visita várias cidades brasileiras.
Mauro Sousa, o idealizador dessas ações, é ator, músico e publicitário. Ele faz a direção geral dos espetáculos e eventos com a turma mais famosa da América do Sul, que nasceu no final dos anos de 1950 nos cartuns de jornais paulistas e então virou sucesso em gibis (1970) e livros para crianças. Os quadrinhos (HQ) da Turma da Mônica já venderam 1 bilhão de exemplares.
Os personagens de HQ e animações estão também em oficinas e brincadeiras em shopping centers e nos espetáculos de teatro e musicais ao vivo.
Mauro conta que, quando começou a dirigir a EntreteniMônica, havia dez profissionais na divisão. Ele multiplicou as equipes pelo Brasil e cresceu mais de 128% em menos de três anos. Como os atores vestem as máscaras dos personagens, a EntreteniMônica tem vários elencos que apresentam diferentes espetáculos. Hoje, a “Turma da Mônica no Mundo do Circo” está com a lona armada em Guarulhos e em Cabo Frio (veja abaixo).
O próximo passo do empreendimento é construir o Parque da Mônica, que existiu por mais de uma década no shopping Eldorado paulistano. De acordo com Mauro Sousa, logo haverá novidades de parques da Turminha. “Hoje temos o espaço temático ‘Ilha Misteriosa do Cascão’, que fica no parque aquático Wet’n Wild. Nos Resorts Bourbon Atibaia e Cataratas, temos espaços infantis da Turma da Mônica e da Turma do Chico Bento.”
Espetáculo de Natal
De 6 a 9 de dezembro de 2012, as histórias de Mauricio de Sousa, pilotadas por Mauro Sousa, estreiam no musical “Turma da Mônica em a Fábrica de Brinquedos do Papai Noel” no Auditório Ibirapuera (SP). O espetáculo é uma parceria entre o Itaú Cultural e Mauricio de Sousa AO VIVO.
“A Turma da Mônica no Mundo do Circo” em 2013
Mauro Sousa disse que as lonas com a “Turma da Mônica no Mundo do Circo” estarão em turnês nacionais durante todo o ano de 2013. A agenda está no site, com o link no final desta reportagem. Do dia 4 de janeiro de 2013 até o final desse mês, a lona vermelha fica no Estado do Rio de Janeiro e a lilás, no de São Paulo. “Após essa data, começaremos a chegar a outros Estados e regiões. Já fizemos o Estado de Minas Gerais no início da temporada [de 2011]”, disse Mauro Sousa.
Anote na agenda: o circo lilás vai visitar as cidades de Santos, São Bernardo do Campo, Sorocaba, viaja depois para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O circo vermelho percorre o Estado do Rio com paradas em Campos e Volta Redonda e em seguida sai em turnê para o oeste do Estado de São Paulo.
Mauro afirma que a parceria de sucesso com o Circo dos Sonhos continua: “Os nossos circos ainda têm um grande desafio, o de levar a magia do circo e da Turminha para todo o Brasil”.
Rosana Jardim, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que o Circo dos Sonhos estreou em 2009 e foi visto por pelo menos 700 mil pessoas. Sobre a parceira que inclui os personagens de Mauricio de Sousa, declarou: “Trazer a Turma da Mônica para o mundo do circo é abrilhantar ainda mais o espetáculo e oferecer uma novidade ao público, com um show que surpreende, emociona e diverte toda a família”.
De acordo com Mauro Sousa, a ideia de desenvolver a parceria com o Circo dos Sonhos tem a expectativa de destacar os personagens e a arte circense, que ele considera “um pouco adormecida”.
Na entrevista a seguir, Mauro Sousa relata como foi construído o espetáculo “Turma da Mônica no Mundo do Circo” e fala de sua formação.
Mauro fez teatro no INDAC – Escola de Atores e Especialização em Atuação para Cinema, da New York Film Academy, nos EUA. Estudou dança contemporânea no Estúdio Nova Dança, com Lu Favoretto e com Dinah Perry. Em sua formação de cantor, estudou com Ronnie Kneblewski, Paula Capovilla e Marconi Araújo. Foi aluno de piano de Silvia Góes. Atuou em curtas-metragens e integrou a companhia de garçons-cantores Cine In Show.
Pingue-pongue
Panis & Circus – Você é ator e diretor da empresa EntreteniMônica, que produz o Circo da Mônica?
Mauro Sousa – Eu comecei como ator, sou músico também, por isso, fui parar nos palcos de musicais e juntei teatro e música. Considero que os musicais em que trabalhei foram a bagagem para criar meu próprio departamento, o EntreteniMônica, que é focado em eventos, teatro e shows musicais com a Turma da Mônica.
Nossa grande produção foi com o Circo dos Sonhos, o espetáculo “A Turma da Mônica no Mundo do Circo”, em que foram investidos mais de dois milhões de reais. Contamos com mais de 40 artistas em cena. O cenário tem 40 metros de comprimento. Compusemos músicas inéditas e exclusivas para o espetáculo. Criamos mais de 120 figurinos, então, nós suamos, trabalhamos muito para realizá-lo.
Desde o momento em que o roteiro foi aprovado até a estreia, foram dois meses, então, para criar, ensaiar, atuar. Foram noites em claro e a vida social em baixa, mas compensou. Completamos um ano de temporada, tivemos mais de 200 mil espectadores. Consideramos um grande sucesso e a ideia é viajar com o espetáculo.
Parceria com o Circo dos Sonhos
Circus – Fale da parceria entre o Circo dos Sonhos e a EntreteniMônica.
Mauro Sousa – Nós temos a equipe da Mauricio de Sousa Produções, com os atores e personagens que fazem a Turma da Mônica e também os bailarinos que dançam no espetáculo. As artes de circo, como malabarismo, trapézio, equilibrismo, são do Circo dos Sonhos, então, juntamos as equipes para criar uma grande família e um grande espetáculo com um pouquinho de tudo.
Percorremos o Brasil inteiro, muitas cidades do interior de São Paulo, de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Nordeste também. A empresa tem várias equipes de produção. Nós dizemos que são frentes de produção, então, enquanto uma equipe viaja com o circo, outras equipes fazem novos projetos. Em janeiro de 2012, estávamos em nove cidades simultaneamente.
Cada cidade tem um espetáculo, às vezes, em duas cidades, fazemos o mesmo espetáculo. Estávamos em 2011 com nove espetáculos com a Turma da Mônica, simultaneamente, em nove cidades diferentes.
Circus – A Turma da Mônica tem espetáculo com tema de meio ambiente.
Mauro Sousa – Exatamente, focado em sustentabilidade.
Formação profissional: gosto pela música vem da família
Circus – Onde você se formou, em qual escola ou com quem?
Mauro Sousa – Sou publicitário, formado pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e também em uma escola de atores em Nova York, a NYFA (New York Filme Academy), e estudei música desde pequeno, porque meu pai também é músico. Na minha família há um monte de músicos, então, realmente, está na veia.
Siga o link para NYFA, frequentada pelos grandes nomes do entretenimento. Steven Spielberg, Martin Scorsese e Jodie Foster, entre outros, segundo o site da instituição, enviaram integrantes de suas famílias para estudar na escola.
Trabalho em “Miss Saigon” e “O Rei e Eu”
Circus – Fale de teatro e música.
Mauro Sousa – Sou pianista, cantor, fiz conservatório durante minha vida inteira e então eu sou assim. Na parte da música, aprendi com a vida e estudando. Na parte do teatro estudei até entrar no meu primeiro trabalho, que foi um grupo de garçons-cantores, sabe aquele monte de garçons que começam a cantar no meio do restaurante? Aí comecei a entrar em musicais. Fiz o “Miss Saigon”, em 2007, “O Rei e Eu”, em 2010, então, minha experiência está mais voltada para o teatro musical.
Construção de “A Turma da Mônica no Circo dos Sonhos”
Circus – Você criou a dramaturgia e dirigiu o espetáculo?
Mauro Sousa – Isso, eu assino também a produção geral e a direção geral. Há também a nossa equipe artística, com diretora de arte cênica, coreógrafa, assistentes de direção. Eles me ajudam a fazer a parte artística de direção de espetáculo. Faço supervisão geral porque é muito trabalho, é preciso que as tarefas sejam delegadas para que a gente cuide de tudo um pouco.
Circus – O espetáculo tem vários planos narrativos.
Mauro Sousa – É essa nossa ideia, nós também tivemos muitas referências, do Cirque du Soleil, por exemplo, eles têm a característica de ter várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, você fica sem saber direito aonde olhar. Claro que nosso foco é sempre na Turma da Mônica, mas a ideia é o palco preenchido com bastante cor, personagens.
Circus – Conte sobre a construção dos bonecos caracterizados como os personagens da Turma da Mônica.
Mauro Sousa – Temos um trabalho rigoroso com os atores, eles têm aulas de dança, de interpretação, de corpo, porque é um trabalho difícil, então, nós puxamos deles o melhor que podem dar do artista e do condicionamento físico porque é muito importante o trabalho com o próprio corpo, é o instrumento deles. Os atores precisam cuidar bem do corpo, desde a alimentação até a hora de dormir. Assim, podem transmitir todas as características dos personagens e o público se emociona e se diverte.
Circus – Por um lado, eles têm máscaras rígidas, mas o corpo ajuda a dar a personalidade dos personagens.
Mauro Sousa – O corpo é a boca. Através do movimento corporal o ator diz tudo, não é através da fala, porque a gente não trabalha só com a elocução, então, o corpo do ator é que realmente expressa tudo. O espetáculo tem passagens baseadas na commedia del’arte, que é outra referência no nosso trabalho.
Circus – Cebolinha e Cascão pirraçam a Mônica e recebem coelhadas.
Mauro Sousa – É o que as crianças mais gostam de ver: o Cebolinha e o Cascão dando nós nas orelhas do Sansão, perturbando a Mônica, deixando-a irritada. Na hora em que isso acontece, as crianças caem na gargalhada e o auge do espetáculo é quando as crianças assistem a esses planos infalíveis do Cebolinha e Cascão.
A Turma da Mônica tem mais de 50 anos e as mesmas características que encantam tanto as crianças de hoje como as de 50 anos atrás. A gente vê no circo casais ou então famílias com cinco adultos e uma criança, então, não são necessariamente espetáculos só para crianças, são para adultos também. Fazem parte da infância de todo mundo.
Sobre a música do espetáculo
Circus – Como músico, como vê “A Turma da Mônica no Circo”?
Mauro Sousa – As músicas são feitas no estúdio de som que fica na Mauricio Produções. As composições foram feitas pela Silvia Goes, sob a supervisão do meu tio Márcio Araújo e a minha. Como sou músico, não tive como ficar de fora, eu estava sempre em cima. Fiz a interface da música com a direção do espetáculo. A gente mostra um pouco dos ritmos brasileiros, ficou divertido.
Teatro no circo
Circus – “A Turma da Mônica no Mundo do Circo” é teatral. Vocês têm pretensões de explorar mais o teatro dentro do circo?
Mauro Sousa – Com certeza, principalmente porque, antes do Circo da Mônica, nossa sensação era a de que o circo estava adormecido. A ideia foi unir a Turma da Mônica, teatro, circo, nossa experiência mais a experiência do circo, para criar esse espetáculo circense novo, voltado para a criança. A gente sentiu pelo público: muita gente foi lá e se emocionou ao ver o circo pela primeira vez. Optamos por fazer um circo por isso também.
Personagem preferido é Nimbus
Circus – Como filho de Mauricio de Sousa, sente-se retratado em qual personagem?
Mauro Sousa – Eu me identifico com o Nimbus, que é o personagem que tem muito medo de chuva. Confesso que também tenho. Nimbus gosta de mágica, que foi por onde comecei meu envolvimento com a arte. Estudei muito o ilusionismo, já fiz tanta coisa, mas agora me desviei da mágica. Na época, eu tinha uns oito anos, foi quando o Nimbus surgiu e ele era fiel às minhas características. Sou o oitavo de dez filhos, então, tem inspiração pra caramba.
Circus – Qual a relação do personagem Nimbus com a Mônica?
Mauro Sousa – Eles fazem parte de uma mesma turma, mas a Mônica é mais próxima do Cebolinha e do Cascão.
Empresa Mônica de entretenimento, de Mauricio de Sousa
Circus – A empresa EntreteniMônica vai crescer?
Mauro Sousa – A EntreteniMônica cresceu. Existe há três anos. Quando a gente entrou aqui, havia dois elencos de cinco pessoas e mais cinco pessoas de produção. Hoje somos 78 profissionais, então, crescemos, não apenas no tamanho, mas na divulgação também da nossa empresa. Os grandes produtores de teatro das outras cidades entram em contato conosco para chamar A Turma da Mônica. Estamos simultaneamente em várias cidades com nossos espetáculos. Realizamos eventos corporativos e com certeza a gente vai crescer ainda mais. Em 2011 crescemos 128%. Queremos que a EntreteniMônica se torne uma empresa dentro do guarda-chuva da Mauricio de Sousa Produções.
ESPETÁCULOS
“Turma da Mônica no Mundo do Circo”
Em cartaz por vários meses em 2011 e 2012, no Circo dos Sonhos, na capital paulista, o espetáculo teve cerca de 200 mil espectadores desde a estreia, em março de 2011. Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão participam de cinco esquetes com números circenses: Cascão Equilibrista; Magali, a Engolidora de Sorvetes; Cebolinha Malabarista; Mônica, a Mulher Barbada e a Mágica do Sansão. Jotalhão é o Mestre de Cerimônias.
Em Guarulhos a temporada do circo lilás se encerra em 16 de dezembro e reestreia em Santos no dia 4 de janeiro de 2013. O circo vermelho para no dia 16 de dezembro e retoma a temporada em Cabo Frio em 04/01/13.
“Turma da Mônica em a Fábrica de Brinquedos do Papai Noel” no Auditório Ibirapuera de 06/12 a 09/12/2012
Acontece no Auditório Ibirapuera. Na quinta (06/12), o espetáculo ocorre às 16h00. Na sexta e no sábado, há sessão dupla, às 16h00 e às 18h30. Em 09/12 (domingo), às 11h00 e 16h00.
No enredo, Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Franjinha ajudam Papai Noel a construir os brinquedos para o Natal. No musical há canções natalinas e dança.
“Turma da Mônica – Um Plano para Salvar o Planeta”
O musical é parecido com os shows dos parques de diversão norte-americanos da Disney e da Universal, com personagens representados com máscaras para não terem nenhuma diferença dos originais dos gibis e desenhos animados. Bem ensaiado, estimula a curiosidade e mostra a necessidade de poupar água e praticar a reciclagem do lixo e o reuso de objetos.
A trama traz o garoto cientista Franjinha no laboratório. Ele pesquisa uma fórmula para acabar com a poluição na Terra. Cascão, sem querer, experimenta a poção e fica limpo por algumas horas. Todas as canções ensinam a cuidar do ambiente. Foi apresentado na cidade de São Paulo em outubro de 2012, no Teatro Anhembi Morumbi.
“Turma da Mônica no Mundo dos Esportes”
Os personagens de Mauricio de Sousa incentivam a prática de esportes em atividades, em especial em shopping centers paulistas. Em fevereiro e março de 2012, o shopping Ibirapuera realizou um evento desses num espaço de cerca de 60 m², com cinco estações de atividades para o público infantil se divertir e “queimar calorias”, segundo a assessoria de imprensa do evento. Entre as brincadeiras, há corrida de obstáculos que leva a um escorregador, piscina de bolinhas, ginástica elástica e gol de ouro. Nessa última atividade, uma criança chuta a bola e outra impede o gol ao controlar o goleiro – boneco de madeira que desliza na trave.
Links para o site e os espetáculos da Turma da Mônica:
http://www.monica.com.br/mauricio-site/
http://www.monicanocirco.com.br/datas.aspx
Escolas visitam a “Turma da Mônica no Mundo do Circo”
Mauro Sousa explicou que as escolas interessadas em levar seus alunos ao circo entram em contato com a Diverte Cultural. “É uma empresa especializada em passeios escolares. É um dia em que as crianças saem da escola para se divertirem no Circo da Turminha.”
Para agendar visitas, é preciso escrever para: teatro@divertecultural.com.br
Tags: Circo dos Sonhos, Mauricio de Sousa, Mauro Sousa, Turma da Mônica