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Exercícios para palhaços
Solo cômico com palhaçadas e teatro do gesto
Mônica Rodrigues da Costa
O espetáculo “La Lettera” é uma comédia com apenas um nó dramático: um homem se senta diante da mesa para redigir uma carta. Está em frente a uma foto e uma garrafa de vinho. Vê-se logo que é um palhaço, pois suas calças são curtas e ele tem os cabelos despenteados, à moda dos palhaços.
Na sequência, as linguagens do circo aparecem aqui e ali, configurando o estilo da interpretação. O desafio de se expressar sem palavras implica que cada signo represente com exagero o ato de escrever. O ator Paolo Nani repete inúmeras vezes o curto enredo. Faz ironias, imita situações tristes, felizes, engraçadas em torno dessa ação, que, de tanto se repetir, torna-se abstrata. Apesar de muda, a ideia não se cala e se traduz em músculos tensos, flexões de corpo, idas e vindas quase em linha reta do ator pelo palco, de iluminação simples, o tempo todo dando a ver as perícias da atuação.
Tudo isso por uma mera carta que é preciso escrever. As cartas vêm do nosso passado, do século 20, a era do papel. O italiano Nani traduz a postura diante da escrita como um geômetra, em gestos emotivos ao se sentar em frente ao público, pegar a caneta meticulosamente, escrever, lacrar o envelope com cola que derrete na língua e só depois notar que nada foi escrito.
Nani evoca a mídia tátil, física, que contrasta com a mídia virtual que nos dispensa de ir aos Correios, mas impõe a mesma postura frente à escrivaninha. Traduz a ação para o estilo dos filmes mudos de Charles Chaplin, de terror e de bangue-bangue, em números de ilusionismo e com a arte dos palhaços.
A poética do circo também está nas caricaturas humanas que Nani desenha. A caneta está sem tinta, o vinho engolido é devolvido à garrafa ou cuspido no palco em palhaçadas com esguichos.
O solo de Paolo Nani “La Lettera” (1992) tem direção de Nullo Facchini e integrou o festival internacional de circo do Sesc em São Paulo representando a Itália e a Dinamarca.
Clique aqui e acesse o site do ator Paolo Nani
Postagem – Alyne Albuquerque
Tags: La Lettera, Nullo Facchini, Paolo Nani