Picadeiro
Em cartaz, a 9ª edição do Festival de Circo em Recife
O tema do evento é “De Ponta Cabeça” – referência à acrobacia e a nova leitura da arte circense.
“De ponta-cabeça” é o tema da 9ª edição do Festival de Circo do Brasil que teve sua estreia em 11/10 e se estende até 20/10, em Recife (PE). O nome do evento é uma referência tanto à acrobacia que deixa tudo, literalmente, de ponta cabeça quanto a nova leitura da arte circense. Danielle Hoover, organizadora do Festival, destaca que integrantes do circo contemporâneo têm formação intelectual e técnica de tirar o chapéu.
O espetáculo da companhia francesa L’Immédiat, por exemplo, à frente da qual está o renomado artista Camille Boitel, é considerada uma das montagens mais importantes, em arte contemporânea, e mistura circo, teatro físico e performance. Uma equipe de nove artistas faz arte ao transitar por uma construção cenográfica inusitada. L’Immédiat ficou em cartaz, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, de 11 a 13 de outubro, e ganhou uma sessão extra na segunda-feira 14/10. E estão programadas apresentações do espetáculo no Rio de Janeiro e em São Paulo, acrescenta Danielle Hoover. “Foi a fórmula encontrada [a divisão de custos] para trazer o espetáculo para o Festival, que considero de excelente qualidade.”
A série de retratos “Clownville, do fotógrafo franco-italiano Eolo Perfido é impactante. As fotos mostram pessoas comuns vestidas de palhaços, ou seja, clowns’ não convencionais. Essa exposição pode ser visitada de 11 a 13 de outubro, na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu. E de 15 a 20/10, está aberta ao público no Museu Murillo La Greca.
Na quinta-feira (17) e sexta (18) tem “A Mulher do trem” do grupo “Os Fofos Encenam” no Teatro Santa Isabel. E a Palhaça Paola Mussati apresenta “Show dela”, no sábado (19) e no domingo (20). E o clown nova-iorquino Rob Torres, também nos dias 19 e 20/10, no mesmo Santa Isabel, encerra o Festival. Sem dizer uma palavra, Rob mostra, no espetáculo “Room to play”, as tarefas diárias comuns sob um novo prisma.
Clique aqui para ver a programação do Festival
Tags: 9ª edição do Festival de Circo do Brasil, Clownville, Danielle Hoover, Eolo Perfido, L’Immédiat, Paola Musatti
Relacionados
Vestidos como bailarinas, eles fazem arte no ar, no espetáculo “Cancan Volant” Bell Bacampos Em “Cancan Volant” o palco é substituído pelo petit volant (trapézio e quadrante). …