Pé na Estrada
Novo festival de Circo de Mônaco premia jovens talentos
Criado em 2012 pela princesa Stéphanie, evento New Generation é festa para os olhos
Artistas circenses que têm 13 anos de idade, em média, fizeram o público vibrar no Chapiteau de Fontvieille, em Monte Carlo, durante o 2º Festival New Generation, nos dias 2 e 3 de fevereiro deste ano. “Chapiteau” é como é conhecida a lona do picadeiro que pode ser montado e desmontado.
O New Generation é um evento de circo em versão dedicada ao público infanto-juvenil, integrante do Festival International du Cirque de Monte-Carlo, que completou sua 37ª edição em janeiro.
Criado pela princesa Stéphanie de Mônaco, em 2012, o New Generation destina-se a premiar os jovens artistas circenses com os troféus Júnior de Ouro, Prata e Bronze. O júri é composto por personalidades do circo internacional sob a presidência de Pauline Ducret, filha da princesa Stéphanie.
O evento apresentou 17 números de diferentes locais: França, Tartaristão, Corso, Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça, Ucrânia e China.
A dupla italiana de trapézio, Maicol e Angela, foi a vencedora do Festival de 2013 e ganhou o Júnior de Ouro com o número com o número “Flying Martini”.
O ventríloquo Naum Marco, a domadora Namaica Bauer, ambos franceses, o trapezista alemão Nikolai Kuntz, a equilibrista ucraniana Belova e os quatro malabaristas do Tartaristão levaram o Júnior de Prata. Leia mais sobre os premiados na seção “Picadeiro” deste site.
Os artistas do 2º New Generation cantaram parabéns para a princesa Stéphanie, que fez aniversário no dia 2 de fevereiro.
Franceses foram mestres de cerimônias
Os palhaços brancos Baptiste Raffy e Victor Rossi, da França, apresentaram o New Generation deste ano.
O francês Nyko Kenjys mostrou talento com o número de equilibrismo e o belga Florian Brooks expressou sua criatividade com os malabares.
Artistas convidados, o trio de palhaços Equivokee, da Ucrânia, atuaram com um humor simples e sofisticado. Eles haviam se apresentado no 37ª Festival Internacional de Circo de Monte-Carlo – que aconteceu de 19 a 27 de janeiro – e ganharam o troféu Clown de Bronze.
As espanholas Natalia e Noelia Gonzales-Papadopoulos foram, como o trio Equivokee, convidadas a apresentar uma performance com elefantes que havia sido encenada na 37ª versão do Festival do Circo de Monte-Carlo.
Família real prestigia o circo
“Fã do circo, o príncipe Rainier III, pai de Stéphanie, criou o Festival International du Cirque de Monte-Carlo em 1974 para prestigiar as famílias tradicionais circenses, que atravessavam momentos difíceis”, explica a assessora de imprensa do Principado de Mônaco, Lydie Calvas-Blanchon, ao site Panis & Circus.
Esse festival internacional se tornou o maior evento circense do mundo e o troféu Clown de Ouro no circo equivale ao Oscar para o cinema.
“A princesa Stéphanie acompanhava o pai dela durante as edições do festival internacional de circo”, acrescentou Lydie Calvas-Blanchon. Após a morte do príncipe Rainier (2005), Stéphanie continuou o trabalho.
Em 2012, a princesa criou o novo festival de circo: o New Generation. Sua filha, Pauline Ducret, que a acompanha em todos os eventos circenses, passou a presidir o novo evento circense.
Público recebe princesas de pé
A princesa Stéphanie e a filha Pauline participaram de todas as apresentações do 2º New Generation que duraram, em média, três horas, no final de semana de 2 e 3 de fevereiro.
Quando as princesas entraram no picadeiro foram acompanhadas por uma trilha sonora musical e o público ficou de pé para recebê-las. Um hábito que pode parecer peculiar em pleno século 21.
Um casal jovem de brasileiros, sentado perto da equipe de reportagem do Panis & Circus, afirmou que “peculiar é congressistas brasileiros se levantarem para saudar Renan Calheiros”.
Lona e local do picadeiro são impecáveis
O Chapiteau (lona) de Fontvieille, onde acontecem o Festival International du Cirque de Monte-Carlo e o New Generation, está instalada em um local que tem uma infraestrutura impecável. Lá também ficavam a butique do circo, que vendia camisetas e chaveiros, e as barracas, ou trailers, que ofereciam churros, pipocas e refrigerantes para o público comprar. Havia ainda sanduíches com baguetes e crepes com Nutella (creme de avelã).
Os festivais circenses em Mônaco ocorrem durante os meses de janeiro e fevereiro, no inverno, e a temperatura várias vezes fica abaixo de zero grau. Mas a lona é climatizada e vale a pena ver o espetáculo.
Em Monte Carlo é permitida a exibição de animais no circo – atração proibida no Brasil.
Foto da capa: Asa Campos
Texto: Bell Bacampos
Links:
Festival do Circo em Monte Carlo
Monte Carlo tem o festival de circo mais famoso do mundo
Maicol Martini, de 9 anos, é ouro no 2º New Generation
Jovens talentos circenses são de tirar o chapéu
O público no Chapiteau (lona desmontável) em Monte Carlo se levantou para ver Maicol Martini, de 9 anos, no trapézio volante, que fez um salto triplo com os olhos vendados por um capuz preto na cabeça.
Ele e sua irmã, Angela, de 13 anos, fazem parte da trupe italiana Flying Martini e ganharam o troféu Júnior de Ouro, das mãos das princesas Stéphanie e Pauline. A premiação deles foi destaque na imprensa italiana.
O ventríloquo Naum: outro incrível talento
Naum Marco, o jovem francês ventríloquo de 12 anos, faz um duo vocal com Natian, seu coelho de pelúcia. Ele foi outro dos finalistas do programa “A França e Seus Incríveis Talentos”, ao mostrar a arte do ventriloquismo. Muito aplaudido, ganhou o troféu Júnior de Prata.
Show com os animais adestrados
A francesa Namaica Bauer, de 18 anos, deu um show com os seus animais. No primeiro número, fez um bode saltar no ar; um cachorro pular cabras e porquinhos-da-índia descerem no escorregador.
Em seu segundo número com animais, Namaica contracenou com sete leoas e um leão em uma jaula montada no centro do picadeiro. Ela ganhou o troféu Júnior de Prata, oferecido pelas princesas de Mônaco, no evento New Generation, em Monte Carlo.
Namaica é filha de Kid Bauer, também domador, e que foi medalha de bronze no 37º Festival Internacional de Circo de Monte-Carlo, que aconteceu entre 19 e 27 de janeiro.
Elasticidade a toda prova
Ao som de uma música tradicional italiana, a contorcionista e equilibrista Belova, da Ucrânia, mostrou que seu corpo parece que é feito de músculos elásticos. Ela ganhou o troféu Júnior de Prata.
Pequenos prodígios
Os quatro talentosos malabaristas de Kazan, da Escola de Circo da República de Tarzaquistão , foram considerados pequenos prodígios e também ganharam o Júnior de Prata no festival de circo New Generation, dedicado ao público infanto-juvenil.
Quem também levou o Júnior de Prata foi o trapezista alemão Nikolai Kuntz em seu número solo.
Talento acrobático chinês
Não faltou no festival circense New Generation o talento acrobático das jovens chinesas da Troupe Acrobatique de Hebei. Elas que ficaram com o troféu Júnior de Bronze.
Comemoração do prêmio
As dançarinas e o dançarino da Academia de Dança Viviani, de Corso, comemoram e muito, no picadeiro, o seu troféu Júnior de Bronze. Telle Cassandre, a mais jovem dançarina da academia, de 11 anos, mostrou ainda seu talento em um número solo no trapézio.
Corso é a quarta ilha do mar Mediterrâneo e fica a oeste da Itália.
Bambolê ritmado das Djs
O grupo Le Duo Yalta, de duas DJs da Ucrânia, realizou números de equilíbrio com várias argolas e ganharam o troféu Junior de Bronze no festival New Generation.
Bastidores
A reportagem do site Panis & Circus esteve no picadeiro após a entrega dos prêmios no festival New Generation. A repórter Bell Bacampos pediu para ser fotografada entre a equilibrista ucraniana Belova e a trapezista italiana Angela.
A equipe de reportagem também se encontrou com as acrobatas chinesas dp grupo Hebei Acrobatic Troupe of China no hall do hotel Mariott, em Monte Carlo.
Bell perguntou para a intérprete Liu Ying se podia fotografá-las e se as acrobatas poderiam escrever seus nomes no bloco de anotações da repórter para evitar grafias erradas: Yang Xuan (de 12 anos); Liu Xin Yi (14 anos); Shang Ye (17); Li Mei Iin (13); Miao Yao (13); Jao Jla Wen (16); e Wu Yu Wei (14).
Foto da capa: Divulgação
Texto: Bell Bacampos
Tags: circo, Festival New Generation, Mônaco, Monte-Carlo
5 Responses to "Novo festival de Circo de Mônaco premia jovens talentos"
Deixe um comentário
Relacionados
Pizza Ingredientes: Discos de pizza Mussarela fatiada Presunto fatiado Calabresa fatiada Rodelas de tomate Molho de tomate Orégano Azeite Modo de preparo: Em uma assadeira, arrumar os discos de pizza, espalhar o molho de tomate sobre …
Números aéreos, equilíbrio, malabarismo e música armam a lona Até 18/11, tem circo armado na Barra Funda, no Memorial da América Latina, região central da capital paulista. …
Parabéns da Itália. Linda reportagem, fotos maravilhosas, impacto visual e de interesse para todas as idades.
Kiss Kiss de Roma
Ivy e Gabriel
Matéria ótima!
fotos sensacionais, me senti lá!
esperando a próxima….
Bonjour Eisabel,
Je suis très heureuse d’avoir de vos nouvelles. Je vous remercie pour les articles qui vont enrichir notre revue de presse.
Bien à vous,
Lydie
Simplesmente deslumbrante, agradável aos olhos e ao coração. É comovente e delioso ver pessoas de todas as faixas etárias se esforçando ao máximo para nos entreter mostrando suas performances. Parabéns ao time de direção e reportagem do Panis & Circus.
Bel, querida
Feliz por ver que o circo ainda me encanta como quando eu era criança! Parabéns pelo traballho realizado.
Olga Dorotéa