Clip Click
“O Jardim do Imperador” brinca com os sentidos
Aline Araújo, especial para Panis & Circus
“O Jardim do Imperador”, espetáculo bem feito e de bom gosto, da Cia. Pelo Cano, celebrou temporada de sucesso no Sesc Vila Mariana. Esse espetáculo fez parte da programação da Virada Cultural, no domingo, 21/5, no Sesc Vila Mariana.
A Cia. Pelo Cano, formada pelas palhaças Manela (Paola Musatti) e Emily (Vera Abbud), nasceu em 2004. Veteranas na arte da palhaçaria, Manela e Emily dividiram o palco e contaram uma história acontecida em tempos remotos, em que o imperador da China, muito idoso, com a ajuda de seu fiel escudeiro, Gafanhoto, promoveu um concurso entre as crianças do império para escolher seu sucessor. O novo “imperador, imperadora ou imperadx”, segundo o monarca, seria a criança que, depois de um ano, apresentasse o melhor resultado do plantio das sementes distribuídas por ele.
Durante esse período, o público acompanhou a dedicação da menina Liu à sua semente e interagiu com as artistas, representando a passagem das quatro estações com movimentos, como o das árvores balançando e o das pessoas tremendo de frio, e sons, como o do vento e o da chuva.
A montagem do espetáculo foi cuidadosa e o cenário era vivo, no primeiro sentido do termo. Distribuídas no palco, havia plantas de vários tipos que contrastavam com tecidos em tons quentes; o jardim era real. A trilha sonora era praticamente toda executada ao vivo, violão e voz; as duas palhaças fazendo graça. O jogo de luzes também foi equilibrado e certeiro. Nada sobrou.
Além da participação na ambientação das quatro estações, a experiência interativa do público encerrou lindamente o espetáculo. Após a coroação do novo imperador, o jardim imperial foi preparado para visitação e as crianças foram convidadas a subir ao palco para conhecer as plantas do jardim, tocando-as e sentindo seus aromas. A atmosfera foi tomada então pela profusão de perfumes de ervas como sálvia, manjericão, alecrim, arruda… E as crianças ficaram encantadas.
Manela e Emily divertiram o público com suas piadas e trejeitos, além de proporcionarem momentos de sensibilização, em que crianças e adultos são chamados a pensar no cuidado com a natureza e em valores como a humildade e a honestidade, os verdadeiros critérios avaliados no concurso do imperador.
Ficha técnica:
Direção: Cia. Pelo Cano
Concepção: Vera Abbud
Elenco: Paola Musatti e Vera Abbud
Cenário: Cia. Pelo Cano
Cenotécnica: Onozone Studio – Fernando Bretas
Figurino: Daniela Garcia
Costureira: Cleide Mezzacapa Hissa
Iluminação: Lica Barros
Produção: Laila Rebelo Guedes, Leelas Produções Artísticas e Cia. Pelo Cano.