Clip Click
TV Record registra série sobre circo
Emissora prepara especial com palhaços, trapezistas e outros circenses
A Record exibiu em quatro capítulos o programa “Gente de Circo”. Histórias sobre palhaços, trapezistas, mágicos, malabaristas, atiradores de facas e até homem borracha são contadas dentro e fora do picadeiro.
O JR acompanha a apresentação dos artistas e mostra tradições circenses. As reportagens do “Jornal da Record”, com o repórter e apresentador Carlos Dorneles, foi ao ar de 28/05 a 1º/062012.
Nos dias 28 e 29/06, os episódios foram dedicados aos palhaços. Leia os sumários com as sinopses dos capítulos e acompanhe abaixo a série nos filmes.
Reportagem Record “Gente de Circo”
“Gente de Circo” mostra a magia e os mistérios dos mágicos
No primeiro capítulo, em 28/05, o programa desvenda o mundo dos mágicos, a preparação antes de entrar no palco, a maquiagem e o figurino usados na composição dos personagens.
A mágica possui truques de mais de quatro mil anos. Os números encantam a plateia, tanto os modernos como os tradicionais.
História do bancário que largou profissão para virar palhaço
O programa de 29/05 mostra que no circo se formam famílias, e a cumplicidade que existe no palco se estende aos bastidores. O sonho de fugir com o circo por muitas vezes é realizado e passa de espectador para artista.
O personagem de destaque é Pingolé, que abandonou a profissão de bancário para se tornar palhaço.
Para entrar no picadeiro não existe idade. O artista começa cedo e não tem idade para terminar o seu número. Pintar a cara e fazer as pessoas rirem não é para qualquer um, são anos de aprendizado.
O palhaço quase sempre inicia seus números quando já não tem mais tanta habilidade física. O personagem tem origem na Itália, apareceu há mais ou menos 500 anos. Retirante e humilde, ele vinha do interior para as cidades grandes se apresentar.
Caracteriza-se com roupas e sapatos largos. O rosto pintado de branco indicaria a palidez da fome. O nariz vermelho seria a marca do cambalear e bater o nariz no chão, conta o repórter.
Pontaria dos atiradores de faca e a coragem das parceiras dessa profissão de risco
Em 30/05, o episódio da Record mostra como os atiradores de faca ultrapassam seus limites e correm riscos, por isso, a preparação para o número requer habilidade, treinamento físico pesado, para jogar facas, e muitos movimentos repetitivo.
No circo cada artista se encaminha para os números em que revelam suas melhores habilidades.
Detalhe: as facas são de verdade!
Segredos dos artistas que se dedicam ao malabarismo
Habilidade é a palavra-chave para os malabaristas. Agilidade também conta. Superação existe em todo artista de circo. Isso foi exibido em 31/05, no programa dedicado aos malabaristas.
Vários objetos servem para a arte do malabarismo, e a quantidade desses objetos é infinita ou vai até onde o artista consegue manipulá-los no ar.
O recorde mundial são de oito claves, número realizado por um artista americano.
As esquinas muitas vezes servem de escola para o artista dos malabares.
Estudante abandona a faculdade para virar trapezista
Em 1º/06 o programa mostrou que as escolas de circo estão cada vez mais procuradas, seja por artistas ou por pessoas que buscam uma maneira de exercitar o corpo e a mente. Talento conta, mas o trabalho físico aperfeiçoa o movimento.
O trapézio é desafiador e emocionante para o trapezista tanto quanto para o público.
O programa retrata a insegurança de famílias que não são de circo, mas emprestam seus filhos para essa arte apaixonante, mesmo que os pais ficam preocupados com seu futuro. Esse episódio noticia que o circo brasileiro é um grande nicho de artistas que fazem história no exterior.
Trapezista “Gente de Circo” Record