Clip Click
“Oscarito representa o circo brasileiro”, diz Tamaoki
Quem fica com o material?
Fernanda Araujo, da Redação
“Família de Oscarito procura abrigo para acervo do comediante”, anuncia o título de uma matéria publicada no jornal O Globo, na última segunda-feira (21). Cerca de 150 objetos (entre instrumentos musicais, artigos cinematográficos e fotos) estão expostos no apartamento do músico José Carlos Teresa Dias, filho do artista, que deseja tornar público o acesso ao material. O artista morreu em 1970 e completaria 110 anos em 2016.
A princípio, a Universidade Federal Fluminense, em parceria com a Cinemateca do MAM, tem interesse receber o acervo. Entretanto, como o acordo ainda não está fechado, perguntamos para Verônica Tamaoki se há interesse do Centro de Memória do Circo em acolher os pertencer do humorista. Confira o que ela disse:
“Oscarito é a representação do circo brasileiro, que é feito com teatro e com música. Ele é talvez o artista mais importante do cinema nacional, pois está presente em um dos primeiros registros cinematográficos. A imagem dele aos quatros anos, de indiozinho, de mão dada com Benjamim de Oliveira (na peça O Guarani), é uma das primeiras do cinema. Ele é de uma família muito importante circense, de Teresa Dias e Carmona. Além disso, queremos relacionar o Cine Olido (histórica sala de cinema) com o Centro de Memória do Circo e, para tanto, estamos pensando em realizar uma mostra de filmes sobre Oscarito. Será um projeto de intercâmbio de várias linguagens. E se o o Centro de Memória do Circo pudesse abrigar o acervo de Oscarito, sereia uma honra.”
Confira a nota publicada no jornal O Globo, dia 20/03/2016
http://oglobo.globo.com/cultura/familia-de-oscarito-procura-abrigo-para-acervo-do-comediante-18918803
Bom, não faltará lugar para receber o acervo. Cabe a família escolher.