Arte em Movimento
“Vizinhos” é capa do Metro
Espetáculo que conquistou o público no Fringe, em Curitiba, está no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo
Da Redação
“Vizinhos”, espetáculo circense que descreve o cotidiano de um homem e uma mulher, apresentou-se no Fringe, mostra paralela da 24ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, que aconteceu de 24/3 a 5/4, e conquistou o público. Esse espetáculo apresenta-se sexta (15/5), sábado (16/5), às 21 horas, e domingo, às 19 horas, no Teatro Cacilda Becker, rua Tito, 295, no bairro da Lapa, em São Paulo.
Sob o título “Efervescência que contamina as ruas”, o jornal Metro destacou “Vizinhos”, durante sua apresentação (1/4), às 18h, em frente à Universidade do Paraná, na Praça Santos Andrade. Luis Carlos Paulke, aposentado, e Abissai Londes, professora de educação infantil, estavam entre os espectadores de “Vizinhos” sentados na escadaria da universidade. Luiz Carlos deu a nota máxima -10- para o espetáculo, e Abissai o classificou como “maravilhoso”. “Ainda bem que a gente resolveu passar por aqui hoje”, afirmam à reportagem do Panis & Circus.
“Vizinhos”, criado pelos artistas Daniel Pedro e Maíra Campos, integrantes do Circo Zanni, é um espetáculo em que os objetos se transformam e assumem novos usos – flertam com o surrealismo. Assim, um sofá engole o homem que lê e é também um trampolim para que ele se solte no ar. O varal de roupas passa a ser o arame no qual a mulher equilibra-se passo a passo.
Não faltam ao espetáculo humor, acrobacia e o equilíbrio em um fio para representar o dia a dia de uma relação entre um homem e uma mulher.
Fringe
O Festival de Teatro de Curitiba, criado em 1992, projeta a dramaturgia brasileira contemporânea e sua fusão de linguagens – teatro, circo, dança e música. Mais: traz montagens criativas de outros países.
O Fringe está presente no festival desde sua 7ª edição, em 1998. É um espaço aberto, democrático, no qual os participantes têm a oportunidade de expor seus trabalhos ao público. É também no Fringe que costumam surgir as produções mais originais do festival, destaca a imprensa paranaense.
“Vizinhos” estreou no Fringe na Ruínas São Francisco em 31/3 e um dia depois apresentou-se na Praça Santos Andrade, em frente à Universidade do Paraná, em Curitiba. Após a mostra paralela, as apresentações aconteceram em Paranaguá (2/4), Morretes (3/4) e Antonina (4/4), cidades paranaenses. Os espetáculos foram patrocinados pela Funarte.
Panis & Circus acompanhou a trajetória de “Vizinhos” pelo Paraná que você confere em fotos de Asa Campos.
CURITIBA
Ruínas São Francisco – 31/3, às 19 horas
MORRETES – Centro de Eventos anexo à prefeitura, em 3/4, às 19h
ANTONINA – Praça Coronel Macedo ao lado do Teatro Municipal, às 19 horas, de 4/4
Foto da capa – Jornal Metro em sua edição de 2/4