Arte em Movimento
Lu Lopes, a palhaça Rubra, lança “Criaturas”
Ela diz que “somos mágicos por natureza”, criaturas que mudam por dentro e por fora
Bell Bacampos
“No mundo existem infinitas criaturas feitas basicamente de um corpo físico e energia de animação… Somos pura mágica, nascemos e nos transformamos o tempo todo em várias coisas… nosso corpo cresce e se transforma e o recheio do corpo, que são nossos sentimentos, se transmutam sem que a gente veja com os olhos. Somos um bando de mágicos por natureza!”
Quem descreve a magia de todos os dias com um toque de poesia é uma palhaça, a Rubra, em seu livro “Criaturas”, destinado às crianças e que foi lançado em 5/10, na Livraria da Vila, em São Paulo.
Em conversa na livraria antes do “Showzinho Musical”, Lu Lopes, a palhaça Rubra, lembra que a reportagem do site Panis & Circus teve acesso em primeira mão ao esboço do livro, há mais de um ano. Boas lembranças.
“Criaturas” é um livro divertido e instigante em que a palhaça Rubra faz graça com palavras e desenhos. Ela afirma que é “um livro para ler como se come uma sopa de letrinhas”.
São 28 criaturas descritas com letras e formas coloridas
Entre as criaturas, estão: Gabriel Gabirú, que imagina um campo de proteção para se proteger do medo; Rubi, que sabe que nasceu para escutar os outros; Rosa, que, às vezes, se sente desmanchando; Élida Sei Lá, que tem tantas vontades que não sabe o que escolher; Lyn Lee, que adora ligar pontos; Elisa Sisa, que tem coisas para fazer todos os dias; até nos dias de descansar ela se cansa. Tem ainda Jujú Jujully, que se sente misturada com a música; Marco Marco, que, atenado, se pergunta como os locutores de rádio podem acertar a música que as pessoas querem ouvir, e a Ema Milly, que não consegue manter os pés no chão e, quando menos espera, eles levantam voo sempre que o assunto é chato.
Tem também a Luzia Morena, que faz parte de um mundo bem legal. Ela está perto do circo, de brinquedos… “E, por falar nisso, o brinquedo que Luzia Morena mais gosta é a tia dela… Como assim? A tia dela é um brinquedo? Ahã… é! Ela descobriu que brinquedos não são só coisas… podem ser pessoas! Ela pensou que, se a gente brinca com pessoas…, elas também são brinquedos”.
Jogo de palavras
As criaturas da palhaça encantam. Gosto particularmente da descrição sobre Ana Naná: “Tem tantas informações na vida e, no mundo e no dia e no segundo e em tudo, Ana se sente um varal com todas essas informações penduradas nela… Ufa!!! Precisa de tantas?”
Dentro de cada página do livro escrito por Lu Lopes, texto e imagem saltam aos olhos. Ela convida os leitores a anotar num papel uma palavra livre e soltar a imaginação.
No final do livro há um jogo formado de cartões com as “criaturas” e no verso do cartão vem a identificação da criatura e a pergunta: “Que tal inventar uma nova história para esta criatura? Escreva aqui e cole onde quiser!”. São 14 as criaturas dos cartões: Lyn Lee, Mirna Minamano, Jaime, Isa Peruca Louca, Hugo Thinkabout, Elisa Sisa, Brás Goodféllow, Beto Botino, Rosa, Rubi, Olivia Mimimí, Nereu de Champinhõn, Tula Tortel e Tomé e Dora.
Vestida de palhaça Rubra, no espaço da Livraria da Vila, Lu Lopes conta que vai ser gravado um DVD de “Criaturas” com o videoartista Raimo Benedetti. Um DVD em que a palhaça Rubra vai entrevistar as criaturas do livro e tem trilha sonora feita por ela e pelo compositor Fê Sztok, do grupo Trii.
Durante o lançamento, a palhaça Rubra aproveitou para tocar bateria e cantar canções do livro. Ela estava acompanhada de Fê Sztok no violão, que é também autor de livros infantis. Rubra explica à plateia lotada de crianças e adultos que o livro dela é muito melhor que o livro do Fê, mas o dele é o “segundo melhor”.
Lu Lopes cantou músicas de Hugo Thinkabout e Brás Goodféllow. Hugo pensa muito e Brás poderia ter outro nome e mesmo assim não mudaria o fato de que o “nome não muda o que ele é por dentro do corpo”.
Depois do show, que o público aplaudiu de pé, a palhaça Rubra passou a autografar seu livro com “um coração de beijos”, como o dedicado à menina Bia Albuquerque Angelone, de 8 anos.
Os artistas circenses também comparecem para prestigiar a palhaça Rubra: Maíra Campos, Daniel Pedro, Lu Menin, e os meninos Gael Nordio (de 3 anos) e Tomas Stoppel Sampaio (de 11 anos), do Circo Zanni; Pablo Nordio, do Zanni e Amarillo; a palhaça Paola Musatti, do “Show Dela”; Kiko Caldas, do Acrobático Fratelli; Cafi Otta (sem seu famoso monociclo), entre outros.
Letras das canções
Seguem abaixo as letras das canções: Criaturas, Hugo Thinabout e Brás Goodféllow.
Criaturas
Todo ímpar pode ser par
E ao contrário
Toda criatura nasce pro encontro
Criar é seu trabalho
Recheio de luz
Cheio de luz
Recheio de luz
Cheio de luz
Recheio de luz
Cheio de luz
Ahhhhhhh!
Hugo Thinkabout
Pensa Pensa Pensa Pensa
Hugo pensa demais!!! (4x)
Hugo pensa que brincar é divertido
Pensa que comer panquecas é gostoso
Pensa que pintar com guache é lindo
Pensa que ser ninja é bem louco
Pensa que olhar é interessante
Pensa que chorar é revigorante
Pensa Pensa Pensa Pensa
Hugo pensa demais!!! (4x)
Pensa que pensar não é fazer
E fez!
Brás Goodféllow
Joca, Getúlio, Roberto, Cássio
Mas ele é Brás Goodféllow
Jairo, Paulo, Pedro, Pancho, Mano
Mas ele é Brás Goodfellow
Chico, Tico, Wilson, Trajano, Mario
Mas é Brás Goodféllow
Ele sacou que o nome não muda
Muda o que a gente é por dentro (2x)
Dados do livro – Criaturas
Autora – Lu Lopes
Editora: Sesi-Sp, 2013
Acompanha Jogo
Postagem: Alyne Albuquerque
Tags: Acrobático Fratelli, Amarillo, Bia Albuquerque Angelone, Brás Goodféllow, Cafi Otta, Circo Zanni, Criaturas, daniel pedro, Fê Sztok, Gael Nórdio e Tomas Stoppel Sampaio, Hugo Thinkabout, Kiko Caldas, lu lopes, lu menin, Maíra Campos, pablo nordio, palhaça Rubra, Paola Mulher
Relacionados
Sessão de autógrafos na Livraria da Vila / Foto Georgia Branco Ela diz que “somos mágicos por natureza”, criaturas que mudam por dentro e por fora …
Espetáculo da companhia Acrobático Fratelli, encenado numa piscina, une técnica circense, nado sincronizado e dança acrobática Bell Bacampos Em sua forma contemporânea de fazer circo, o espetáculo …