Clip Click
Incêndio no Memorial cancela espetáculos do Zanni
Apesar de distante 300 metros do auditório Simón Bolivar, local do incêndio, a fumaça chegou à lona, instalada dentro do conjunto arquitetônico.
Da Redação
Um incêndio atingiu na tarde da sexta-feira, 29/11, o Memorial da América Latina, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda. Não houve vítimas fatais. Dois bombeiros ficaram seriamente feridos mas não corriam risco de morte.
Apesar de estar distante cerca de 300 metros do local do incêndio, o Circo Zanni estava instalado dentro do conjunto arquitetônico do Memorial, e a fumaça chegou até a lona e assustou. “As pessoas não conseguiam enxergar, era muita fumaça”, contou Lu Gualda, produtora do circo, ao jornal O Estado de S.Paulo (30/11). Em razão do incêndio, foram cancelados os quatro últimos espetáculos que aconteceriam nesse final de semana. O sentimento era de tristeza entre os integrantes da trupe. Não faltaram lágrimas.
A produtora recebeu inúmeros e-mails e telefonemas perguntando se o Zanni havia sofrido prejuízos. Lu Gualda explicou no facebook que “está tudo bem e que o Zanni não foi atingido pelo fogo”. O prejuízo ficou por conta do cancelamento e a tristeza de a trupe não poder ter se despedido de São Paulo com festa.
De acordo com a assessoria de imprensa do Memorial da América Latina, “o fogo foi causado por um curto-circuito do Auditório Simón Bolívar”.
O conjunto arquitetônico do Memorial, projetado por Oscar Niemeyer em uma área de 84,5 mil metros quadrados, “foi inaugurado em março de 1989. O complexo se dedica a manifestações artísticas e científicas ligadas à identidade latino-americana. O conceito e o projeto cultural foram desenvolvidos pelo antropólogo Darcy Ribeiro”. Para o secretário estadual da Cultura, “o prejuízo cultural é imenso. Vamos buscar todos os meios de reparação e devolver esse espaço aos frequentadores”, informa a Folha de S.Paulo (30/11).
Memorial acolhe a arte circense
Domingos Montagner, ator, e um dos sócios do Circo Zanni, declara que o Memorial é um local que sempre acolheu a arte circence com a instalação de lonas. Na quinta-feira 28, o evento especial Zanni, Música e Circo aconteceu, no local, com a presença da atriz e cantora Marisa Orth e artistas de circo e grupos acrobáticos, oriundos de outras escolas e influências. Leia mais sobre o evento na secção Comentários do Panis & Circus.
O espetáculo atual do Zanni, dirigido por Domingos Montagner, tem a casa como tema e traz números musicais, acrobáticos, de equilíbrio, aéreos e de humor. São dez números costurados entre si por música, que fazem o espectador rir e se emocionar.
“A música ao vivo é por si só digna de nota” no espetáculo do Zanni, diz a jornalista Mônica Rodrigues da Costa em texto para o Panis & Circus. “Seja quando a banda executa ‘Autumn Leaves’ (1958), seja quando remonta ‘Os Sete Músicos Infernais’, atração clássica do Circo Nerino, que já é uma paródia, ou referência cômica, à ópera ‘Aída’ (1871), de Giuseppe Verdi, ou, ainda, a composição ‘Honky Tonk Women’, dos Rolling Stones. No espetáculo, os músicos usam sanfona, tuba, corneta, saxofone, tambor, ronco de motocicleta e outros efeitos. A banda é um grupo atrapalhado e irônico, que parece dizer:‘Somos palhaços, mas tocamos bem’.”
E ela sintetiza: “o espetáculo é musical, de humor sutil e atlético. É feminino também. As bailarinas dominam as artes do voo, da contorção e do equilíbrio.”
Para a revista Época SP, o Circo Zanni, eleito o melhor circo da cidade em 2009, continua a encantar o público em 2013.
O público presente na estreia do Zanni, no Memorial da América Latina, durante a Semana Ticket, no sábado 9/11, sessão das 20h30, confirma a opinião da revista. “É um circo diferente. Dei risadas, escutei boa música e fiquei encantada com as bailarinas aéreas”, define a professora Arlete Gomes.
Veja abaixo cenas do espetáculo:
Postagem: Alyne Albuquerque
Relacionados
Ator viverá o turco Zyah na novela “Salve Jorge” Mônica Rodrigues da Costa, editora do Panis & Circus Como ator popular da Globo, Domingos Montagner agora grava cenas …
Números aéreos, equilíbrio, malabarismo e música armam a lona Até 18/11, tem circo armado na Barra Funda, no Memorial da América Latina, região central da capital paulista. …