Arte em Movimento
FIC reúne mais de 100 atrações
Fernanda Araujo, especial para o Panis & Circus
Uma celebração da cultura circense, de qualidade e para todos. Assim pode ser definido o FIC – Festival Internacional de Circo da Cidade de São Paulo, evento realizado de 3 a 7 de abril, no Centro Esportivo Tietê, na capital paulista. O evento reúne mais de 100 atrações (sendo 50 espetáculos), em três lonas, três estações artísticas, um palco externo para acrobacias e performances curtas de rua. Todas as atividades são gratuitas.
Sob o tema ‘O Circo Falando com a cidade’, a segunda edição traz atividades produzidas exclusivamente para a ocasião e atrações estrangeiras e de fora da capital, como as companhias Duo Looky (Israel), H2O Boom (Uruguai), Laguz Circo (CE) e Cia. dos Palhaços (PR). Os espetáculos argentinos estão presentes em Trio Flamini (Valentim Flamini), La Cerimonia (Tomi Soko), Fuera (Letícia Ventramo) e a Louca das Frutas (Painé Santamarina). Clique aqui e leia mais sobre Valentim Flamini e Tomi Soko no Circo Migra no Uruguai em reportagem especial do Panis & Circus.
O evento é promovido pela Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A diversidade parece ser o foco desta edição, que destaca as mulheres no espetáculo de abertura e o protagonismo negro no encerramento com o espetáculo Prot(agô)nistas – O Movimento Negro no Picadeiro, dirigido por Ricardo Rodrigues. Leia entrevista com Ricardo Rodrigues, para o Panis & Circus, na seção Picadeiro, dessa edição.
E tem mais: o espetáculo, ‘Caravaçará – O Lar dos Viajantes’, em homenagem aos refugiados; e até uma sessão de psicanálise na peça ‘Ponto de Vista de um Palhaço’, com Daniel Warren.
Mostra Competitiva
Um juri especializado escolherá os artistas mais habilidosos na ‘Mostra Competitiva’. Ao todo, 16 artistas e companhias participarão de duas seletivas. Os participantes da Grande Final concorrerão a R$ 16.700. Em alguns casos, o público também poderá votar!
Paola Mussati e Cesar Augusto Gouveia vão ser os mestres de cerimônia da Mostra Competitiva nas três noites – quinta (4/3), a 1ª Eliminatória, sexta (5/3), a 2ª Eliminatória e no sábado (6/3) a Final, sempre às 20h30 na lona Abracadabra.
As mulheres abrem a programação:
‘As Destemidas’, espetáculo concebido e realizado somente por artistas mulheres, será a montagem de abertura, no dia 3 de abril, às 20h30. A apresentação celebra as três homenageadas desta edição do FIC 2019: Andrea Macera (Palhaça Mafalda), Bete Dorgam (Palhaça Elisabeth The Queen, que assina o espetáculo) e Lu Lopes (Palhaça Rubra). As artistas foram escolhidas pela relevância de suas histórias na arte da palhaçaria e por representarem as damas do circo. A recepção do público para o espetáculo ‘As Destemidas’ será das damas do Sampalhaças, sob a direção de Fernando Escrich.
Experiência singular
Independentemente de questões políticas, sejam elas de qual natureza for, o festival promove uma experiência espetacular. Para o público, há um clima de respeito, da valorização da tradição oral, da diversidade, do contraponto entre o antigo e o novo. Entre uma montagem e outra, cada um acha seu canto no meio do gramado, as crianças brincam ao ar livre, os jovens trocam a fala digital do celular por papos ao vivo e os mais velhos proseiam sobre a história do circo em suas vidas.
O encontro de gerações, incluindo o choque entre o circo contemporâneo e o tradicional, é celebrado em Tributo à Tradição!, dirigido por Jairo Mattos.
É o momento de assistir aos movimentos culturais mais atuantes no Brasil, de conferir a produções internacionais, de prestigiar a evolução das companhias nacionais, de levar a molecada para dar risada com a figura do palhaço, de sentar juntinho na arquibancada (acolchoada, em alguns casos!), de torcer pelos corajosos artistas e de derrubar o queixo com os novos números de mágica.
A Cia. LaMínima, criada por Fernando Sampaio e Domingos Montagner, apresenta o espetáculo Reprise durante o Festival. Vale a pena conferir.
Como aproveitar o passeio
_ Prefira o transporte público. Antes de sair de casa, verifique se alguma linha de ônibus atende seu ponto de partida à região. A estação de metrô Armênia fica bem próxima e é uma ótima opção.
_ Evite o uso do carro. O Centro Esportivo Tietê fica está localizado próximo à ponte das Bandeiras, em uma alça de acesso que sai da marginal. Se perder a entrada, é possível que você tenha dificuldades no caminho. A sinalização de trânsito não é das melhores. Vale dizer que, em frente à entrada principal, na pista oposta, há um bolsão de estacionamento público e também é possível estacionar nas ruas atrás desse bolsão. Para atravessar a rua, utilize a passarela e sairá bem em frente ao parque.
_ Não tenha pressa. Além das atrações, o parque é um lugar ideal para esticar a tolha em um canto e fazer um piquenique entre uma atração e outra. Leve a família, reúna a moleca ou marque um encontro com antigos amigos. Tá sozinho? Aproveite para conhecer gente nova ou relaxar.
_ Fique de olho na distribuição de senha para as atrações mais concorridas. Nos períodos da tarde e começo da noite, a visitação é intensa.
_ Abra sua mente. Não conseguiu ingresso para a atração desejada? Ok, aproveite a oportunidade para conferir outras atrações. A curadoria do evento debruçou-se sobre uma série de atrações para oferecer a você o que há de melhor. Aproveite!
SERVIÇO – FIC – Festival Internacional de Circo – 2019
Local: Centro Esportivo Tietê – Avenida Santos Dumont, 843 – Estação de Metrô Armênia
Data: 03 a 07 de abril
Quanto: Grátis (os ingressos são distribuídos 1h antes de cada espetáculo)
Confira a programação completa no site da prefeitura clicando aqui
E na rede social do festival aqui.
oto de Capa – Sampalhaças recepcionam o público na abertura do FIC / Divulgação